Uma ocorrência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no início da manhã deste sábado (21), no bairro Santa Efigênia, em Barbacena. Uma bebê nasceu sem sinais vitais aparentes e precisou de atendimento imediato das unidades de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA).
Ao chegar ao local, a equipe da USB, formada pelo condutor socorrista Edson Carlos e pelo técnico de enfermagem Adriano Rodrigo, encontrou a criança nos braços da mãe, sem respiração e sem pulso, com o cordão umbilical enrolado ao pescoço. Diante da gravidade, os socorristas realizaram o rompimento do cordão e iniciaram o protocolo de Ressuscitação Cardiopulmonar. Após cerca de três minutos de manobras, a recém-nascida apresentou retorno dos batimentos cardíacos e dos movimentos respiratórios.
Na sequência, a bebê foi repassada à equipe da USA, composta pelo médico Dr. Gustavo, pela enfermeira Luana e pelo condutor socorrista Hilton. A criança e a mãe foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, onde permaneceram sob cuidados da equipe médica de plantão.
Foto: Samu/Cisru.





