Minas Gerais realiza, no próximo dia 29 de novembro, o Dia D do movimento Minas Unida Contra o Aedes, iniciativa que envolve toda a população do estado com o apoio dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é mobilizar moradores, escolas e comunidades para ações de limpeza, eliminação de focos e disseminação de orientações essenciais no combate ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A campanha ganha força com a proximidade do período mais crítico para a proliferação do mosquito, marcado pelo aumento das temperaturas e das chuvas. Para enfrentar o cenário, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as Unidades Regionais de Saúde (URS) intensificaram o trabalho conjunto com os municípios, reforçando estratégias de prevenção e vigilância.
Em Barbacena, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) destaca que a mobilização social é uma das ferramentas mais eficazes na redução dos casos de arboviroses. As ações desenvolvidas pela vigilância da SRS e pelas prefeituras incluem o monitoramento das notificações, atuação dos Agentes de Combate a Endemias, mutirões de limpeza e análise de indicadores como o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), o LIA (Levantamento de Índice Amostral) e o relatório de voo de drones utilizados na inspeção de áreas críticas.





