A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) abriu consulta pública para discutir a proposta de atualização das tarifas dos serviços de água e esgoto em Barbacena. As contribuições podem ser enviadas até o dia 22 de janeiro.
A participação é aberta à população, ao poder público e a todos os interessados. As manifestações devem ser encaminhadas pelo site da agência, em www.arisb.com.br, acessando a aba Transparência, Participação Social, Consultas Públicas e, em seguida, a Consulta nº 267/2026 – Barbacena.
Segundo a nota técnica da Arisb-MG, o Serviço de Água e Esgoto (SAS) registrou crescimento significativo nas despesas, especialmente com pessoal, energia elétrica, materiais, serviços de terceiros, além de novos custos administrativos e previdenciários. O estudo também aponta a necessidade de ampliar investimentos em infraestrutura, reduzir perdas de água e melhorar os índices de atendimento, principalmente nas áreas rurais e no sistema de esgotamento sanitário.
O levantamento técnico propõe um reposicionamento tarifário de 22,26%, a ser aplicado sobre as tarifas de água e esgoto em todas as faixas e categorias de consumo atendidas pelo SAS de Barbacena. O percentual, conforme o documento, não incide sobre outras receitas da autarquia.





