Um dos impactos negativos que a pandemia do coronavírus trouxe, sem dúvidas, foi o uso excessivo de computador. Ficar horas e horas na frente da tela, estudando ou trabalhando, pode causar vários problemas na coluna e em outras regiões do corpo. Segundo Nancymara Rocha, Educadora Física e professora de Pilates, é muito importante dar movimento para a coluna.
Confira as dicas da professora de pilates para relaxar e movimentar a coluna:
“Pegue uma cadeira e sente-se. Nos nossos glúteos, tem dois ossos que se chamam ísquios. Nós iremos encontrar eles para sentar com uma postura ereta. Puxe as nádegas para trás para encontrá-los. Ao encontrá-los, pense que tem um fio puxando sua cabeça para o teto e mantenha o olhar para frente. O próximo passo é inspirar, imaginando que nossa costela é um guarda chuva. Ao inspirar iremos abrir as costelas e ao expirar, iremos fechar o guarda-chuvas. Apoie suas mãos sobre as coxas e mantenha o olhar para frente. Depois, faça o mesmo exercício levantando a cabeça para cima e para baixo (movimento de sim) bem devagar. Faça esse movimento seis vezes. O próximo passo é o movimento do “não”. Inspire e expire olhando para a direita e para a esquerda também bem devagar. Repita esse movimento também seis vezes. Depois, faça o movimento de “tô nem aí”, com as mãos ainda apoiadas sobre a coxa. Pense que suas escápulas vão abrir e fechar. Durante o movimento de inspiração, cresça o movimento de seus ombros para cima e no momento de expiração, abaixe os ombros, unindo as escápulas novamente. Repita o movimento seis vezes. Por último, faça um alongamento. Coloque sua mão direita próxima à orelha esquerda e inspire e solte o ar levando a orelha direita na direção do ombro direito, sem encolhê-lo. Faça o mesmo movimento com a mão esquerda na orelha direita. Faça o exercício seis vezes de cada lado”.
Por fim, Nancymara explica que outra dica importante, principalmente para quem passa muito tempo no computador ao longo do dia, é estar sempre atento à postura. “Além disso, levante-se a cada duas horas, beba água e faça alongamentos.”