O evento “Sonho de Natal”, realizado anualmente em Barbacena durante o mês de dezembro, agora é oficialmente reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do município. A medida foi sancionada por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal e promulgada pelo Executivo.
De acordo com o texto da nova legislação, o “Sonho de Natal” é considerado um bem de relevante interesse cultural e social, por promover e preservar as tradições natalinas, fortalecer vínculos comunitários e familiares, fomentar a cultura local e impulsionar o turismo.
O “Sonho de Natal” já fazia parte do calendário oficial de festividades do município, mas a partir de agora passa a ter nomenclatura oficial, devendo ser citado dessa forma em atos públicos, materiais de divulgação e registros oficiais.
A nova lei ainda autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas, entidades culturais, religiosas e comunitárias para o planejamento, organização e fomento do evento, reforçando o compromisso da cidade com a manutenção e valorização dessa importante celebração.
Imagem: barbacena.mg.gov.br