A Prefeitura de Barbacena divulgou uma nota oficial esclarecendo o corte de dois ipês, com cerca de 60 anos, localizados na Praça dos Andradas, em frente ao Santuário da Piedade. A supressão das árvores ocorreu durante a montagem da estrutura do evento Sonho de Natal e provocou revolta e indignação entre moradores da região central.
Segundo o Poder Executivo, houve solicitação formal para o corte e, após avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), foi constatado que os ipês apresentavam condições fitossanitárias desfavoráveis, como galhos secos e sinais de degradação. Com base em critérios técnicos e recomendações relacionadas à segurança do público durante eventos realizados no local, a supressão foi autorizada.
A Prefeitura informou ainda que, como medida de compensação ambiental, será realizado o plantio de 20 mudas para cada árvore suprimida, totalizando 40 mudas. No entanto, não foram detalhadas as espécies nem os locais onde o plantio ocorrerá.
Dados divulgados pelo IBGE, em abril deste ano, apontam Barbacena como o segundo município do Brasil com menor índice de arborização em trechos de ruas. Diante disso, além de questionar os motivos do corte, a Rádio 93 FM procurou a SEMMA para saber quais ações estão sendo adotadas para reverter esse cenário, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.





