Minas Gerais celebra 40 anos da Delegacia da Mulher e destaca avanços no atendimento

O Governo de Minas e a Polícia Civil do estado comemoraram, nesta segunda-feira (1º), os 40 anos da inauguração da primeira Delegacia de Mulheres em Minas Gerais. A celebração ocorreu durante o 3º Encontro Estadual das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), em Belo Horizonte.

O vice-governador Mateus Simões, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participaram do evento, que ressaltou a trajetória de Minas como referência nacional no atendimento especializado, prevenção e combate à violência de gênero.

Atualmente, o estado conta com 70 Delegacias da Mulher, além de núcleos especializados e diversos programas estruturados dentro do PCMG Por Elas, iniciativa voltada à padronização do atendimento, proteção e investigação de crimes contra mulheres.

O encontro integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com atividades educativas e repressivas, incluindo medidas voltadas ao enfrentamento da violência digital.

Entre janeiro e outubro de 2025, Minas registrou uma redução de 15% nos casos de feminicídio (consumados e tentados), em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, a Polícia Civil solicitou 63.343 medidas protetivas de urgência. Em 2025, até outubro, já são 54.824 solicitações — média de 5.482 por mês.

Compartilhe: