Cléber Jonas, professor do UNIPAC e responsável pela Clínica Veterinária Cléber Jonas, explica como o clima frio favorece a disseminação da doença e reforça a importância do diagnóstico precoce
Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas não afetam apenas os seres humanos, os cães também sofrem os impactos dessa estação, especialmente pela maior incidência de viroses. O clima frio favorece a sobrevivência e propagação de diversos vírus, tornando os cães, sobretudo os filhotes ainda não imunizados, mais vulneráveis a doenças graves como a cinomose.
O médico veterinário e professor do UNIPAC Barbacena, Cléber Jonas, da Clínica Veterinária Cléber Jonas, alerta para a importância do diagnóstico precoce da cinomose, além de destacar cuidados essenciais para frear a transmissão do vírus e opções de tratamento que podem amenizar os efeitos da doença.
Segundo Cléber, a cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães, principalmente no período do frio, causada pelo vírus da cinomose canina (CDV). “É uma doença grave que pode levar à morte, especialmente em filhotes e idosos ou cães imunocomprometidos. A doença pode afetar diversos sistemas do organismo, incluindo o respiratório, digestivo e neurológico, causando uma variedade de sintomas”, explica.
Durante o inverno, os cuidados devem ser redobrados, especialmente com filhotes “Manter o protocolo vacinal em dia, com vacinas idôneas (importadas) e realizadas por um médico veterinário, evitar acesso à rua, principalmente durante o protocolo vacinal, assim como ambiente com aglomeração de cães”, destaca o veterinário. “Caso haja algum sintoma respiratório, gastroentérico ou neurológico é recomendado imediatamente a avaliação do paciente por um profissional capacitado”, complementa.
A responsabilidade dos tutores é fundamental para a saúde dos cães. Manter a vacinação em dia, observar qualquer sintoma atípico, como secreções, apatia, perda de apetite ou alterações motoras, e buscar orientação veterinária o quanto antes, são atitudes que podem fazer a diferença entre a vida e a morte de um animal infectado por viroses como a cinomose.