Barbacena está entre os municípios incluídos em um alerta de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira (19). O aviso permanece válido das 10h às 22h e é classificado como de perigo potencial.
Segundo o órgão, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% durante o período de validade do alerta. Índices baixos de umidade podem provocar impactos à saúde, especialmente quando registrados durante períodos prolongados.
O aviso também abrange outras regiões de Minas Gerais, como Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste de Minas, Oeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de municípios de outros estados.
Como medida de prevenção, o Inmet recomenda aumentar a ingestão de líquidos, evitar exercícios físicos intensos durante os horários de menor umidade e diminuir a exposição direta ao sol nos períodos mais quentes.
Em situações de necessidade, a população pode procurar orientações da Defesa Civil pelo telefone 199 ou do Corpo de Bombeiros pelo 193.





