Em novembro, Barbacena será a capital mineira do carro antigo

O Dia do Antigomobilista Mineiro e o aniversário de 80 anos do Automóvel Clube de Barbacena trarão os principais colecionadores de toda Minas Gerais.

A partir de 2010, Minas Gerais passou a celebrar anualmente, no dia 28 de outubro, o Dia do Antigomobilista, data que homenageia os entusiastas de automóveis antigos, colecionadores que preservam com paixão a história e a cultura desses veículos. Essa dedicação envolve a aquisição, restauração e manutenção de carros antigos, com foco na originalidade e na preservação de suas características de época.

Desde sua instituição no estado, o Dia do Antigomobilista Mineiro é comemorado com o tradicional “Passeio da Liberdade”. A tradição já tem 12 anos, com apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e a cada edição ocorre em uma cidade mineira diferente. O décimo terceiro passeio terá como destino Barbacena, e o local será o Automóvel Clube (ACB) da cidade, que neste ano também celebra seus 80 anos de fundação.

De acordo com o diretor regional da FBVA, Caio Pereira, cada passeio é uma oportunidade para os membros das diversas associações de veículos antigos se congregarem, especialmente em 2025, como homenagem a Barbacena e ao ACB. “O Automóvel Clube de Barbacena, comemorando seus 80 anos, convidou os clubes para participarem e conhecerem o seu espaço. Todo mundo que vai a Barbacena gosta muito da cidade; por isso, quero convidar a todos a participarem desse evento, que trará muitas raridades do país e de fora”, afirmou.

Segundo Martim Andrada, coordenador da comissão organizadora das comemorações e atual vice-presidente do ACB, “a ideia é celebrar os 80 anos do nosso Automóvel Clube voltando às origens. O ACB sempre foi cenário para grandes festas e acontecimentos sociais, mas no início da sua história tinha, de fato, essa identidade com os apaixonados por carros”.

A data escolhida para o Passeio da Liberdade de 2025, que trará colecionadores de várias regiões do estado, é o dia 15 de novembro. Para receber os visitantes e os barbacenenses, o Automóvel Clube de Barbacena está preparando uma grande festa, com:

• Exposição de carros históricos de colecionadores no salão do clube
• 13ª edição do Passeio da Liberdade
• Encontro de carros antigos em frente à sede do ACB
• Exposição de colecionismo e miniaturas
• Espaço kids
• Praça de alimentação
• Show com a banda Rádio Bar

Tudo para receber os apaixonados por raridades sobre quatro rodas.

Os eventos dos 80 anos do ACB e o Passeio da Liberdade contam com o apoio de diversas empresas e entidades da cidade, além da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Para acompanhar a programação e saber mais detalhes do evento, basta seguir o perfil do Automóvel Clube de Barbacena no Instagram: @automovelclubedebarbacena.

Contatos para entrevistas:
Martim Andrada, representando o ACB: (31) 98571-8825
Caio Pereira, representando a FBVA: (31) 99141-4682

Compartilhe: