Carandaí e Barbacena tem a maior concentração de focos de incêndio em Minas Gerais

A seca que atinge Minas Gerais tem intensificado os focos de incêndio às margens das rodovias. No trecho sob administração da EPR Via Mineira, na BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, a área devastada pelas chamas mais do que triplicou em um mês: passou de 30 mil m² em junho para quase 100 mil m² em julho. O crescimento acompanha o período mais crítico de estiagem, entre julho e outubro, quando a baixa umidade do ar e os ventos aceleram a propagação do fogo.

De agosto de 2024 a agosto de 2025, a EPR Via Mineira registrou 336 ocorrências de queimadas. Em julho deste ano, foram 47 atendimentos, número que subiu para 52 em agosto. Os municípios de Carandaí e Barbacena concentram os principais focos.

Nesse cenário, a concessionária firmou parceria com a Climatempo, que disponibiliza o Sistema de Monitoramento e Alerta Climático (SMAC). Com base em inteligência climática e sensoriamento remoto, o sistema utiliza a tecnologia CT-Mergefire, que cruza informações de múltiplos satélites para identificar focos de calor com maior precisão e condições favoráveis à propagação do fogo. Os alertas chegam em tempo real ao Centro de Controle Operacional (CCO) da EPR Via Mineira, permitindo avaliação do cenário e mobilização de equipes de forma ágil.

Quando um foco é identificado, a concessionária aciona diferentes frentes operacionais: organiza o envio de caminhões-pipa, reposiciona equipes operacionais e ajusta rotinas de atendimento conforme a situação, garantindo uma resposta preventiva e coordenada, especialmente durante o período de seca.

Segundo a EPR, muitos incêndios ao longo das rodovias têm origem em ações humanas, como a queima de resíduos, o uso inadequado do fogo em áreas rurais ou o descarte de bitucas de cigarro e lixo na vegetação seca. Por isso, a EPR Via Mineira também reforça recomendações aos usuários:

Não jogue lixo ou bitucas de cigarro na vegetação seca;

Reduza a velocidade em trechos com fumaça;

Mantenha os faróis acesos e nunca pare sobre a pista em caso de baixa visibilidade;

Ao identificar qualquer sinal de fogo ou fumaça nas margens da estrada, acione a concessionária pelo 0800 003 1040, disponível 24 horas.

Compartilhe: