Barbacena registrou 109 casos de violência contra a mulher neste ano; 2024 foram registrados 367 casos

O Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A campanha, instituída por lei em 2022, marca o mês em que foi sancionada a Lei Maria da Penha, uma das legislações mais importantes na proteção dos direitos das mulheres no Brasil, que completa 19 anos neste ano.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em 2025, a cidade de Barbacena registrou 109 violações contra mulheres. Esses casos envolvem maus-tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas, entre outros crimes. No entanto, desse total, apenas 14 denúncias foram formalizadas junto à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o que reforça o desafio da subnotificação. No município, em 2024, esse total foi de 367 violações.

Além disso, neste ano, em Minas Gerais, foram registrados 22.956 casos de violência contra o idoso. Já em 2024, o estado mineiro teve 62.860 casos.

Para denunciar basta entrar em contato com o 190 da Polícia Militar, ressaltando que quando em situações de risco iminente, a mulher pode pedir socorro mesmo sem levantar suspeitas, utilizando frases como se estivesse pedindo um delivery. O contato pode ser feito também através do 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, canal anônimo e gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana;

Qualquer cidadão também pode denunciar situações de violência, mesmo que não seja a vítima direta.

A lista completa de serviços de atendimento à mulher em Minas Gerais pode ser consultada no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Compartilhe: