Barbacena já iniciou a mobilização de atletas e comissões técnicas para representar o município na edição 2026 dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), competição promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e considerada uma das principais vitrines do esporte mineiro.
A participação no torneio reforça o investimento no esporte de rendimento e o incentivo à formação de novos talentos, além de estimular a integração entre municípios de diferentes regiões do estado.
Nas modalidades individuais, a delegação barbacenense será formada por atletas de natação, atletismo, ciclismo, judô, xadrez, tênis de mesa e beach tennis. As disputas acontecerão entre os dias 26 e 28 de junho, em Diamantina.
Já nas modalidades coletivas, o município garantiu classificação com equipes adultas de voleibol masculino e feminino e basquete masculino. O resultado foi conquistado por meio do desempenho no ranking do ICMS Esportivo.
Barbacena alcançou a 45ª colocação estadual, desempenho considerado um avanço em comparação aos ciclos anteriores e que reforça o crescimento do esporte local.
As equipes classificadas passaram por períodos de avaliação técnica e treinamentos específicos realizados no Ginásio Célia Mazzoni, etapa considerada fundamental para a preparação dos atletas.
As disputas das modalidades coletivas ocorrerão em outubro, nas cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais.





