Solenidade que contou com a presença de Lafayette Andrada, José Bonifácio Borges de Andrada e Maria Angélica
A ANAJUR celebrou seus 39 anos de fundação, nesta segunda-feira (18), com uma solenidade marcada pelo descerramento da placa em homenagem ao seu patrono, o deputado federal Bonifácio de Andrada. O tributo reconheceu a atuação decisiva do parlamentar na Assembleia Constituinte em defesa da Advocacia de Estado e reuniu familiares, autoridades da Advocacia-Geral da União e associados da entidade.
A cerimônia contou com a presença dos filhos do homenageado: o ex-advogado-geral da União, José Bonifácio Borges de Andrada, o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública; e Maria Angélica Borges de Andrada, provedora da Santa Casa de Barbacena, filhos de Andradinha.
Representando a AGU, participaram o advogado-geral substituto Flávio Roman, a procuradora-geral da União, Clarice Calixto, o sub-consultor-geral da União de Políticas Públicas, Bruno Fortes, e os dirigentes das entidades representativas das membros das carreiras da instituição – Anauni e Anpprev.
O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) destacou o legado do pai e reafirmou seu compromisso com a defesa da Advocacia de Estado. “Bonifácio foi um homem que enxergou com clareza a necessidade de termos uma Advocacia Pública bem desenhada. Esta homenagem singela é revestida de grande representação. Portanto, fica aqui o nosso memorável agradecimento e podem contar conosco no Congresso Nacional”, declarou.
O presidente da ANAJUR, Jarbas dos Reis, destacou a trajetória de lutas, desafios e conquistas da entidade ao longo de quase quatro décadas. Ele ressaltou que avanços históricos só foram possíveis graças à atuação de lideranças visionárias como Bonifácio de Andrada, defensor intransigente da Advocacia de Estado.
“Bonifácio foi um estadista que compreendeu como poucos que uma Advocacia Pública forte é condição indispensável para um Estado justo, eficiente e verdadeiramente democrático. Ao descerrarmos esta placa, prestamos não apenas um tributo à sua memória, mas reafirmamos o compromisso da ANAJUR em honrar o seu legado. Continuaremos a lutar por uma Advocacia de Estado cada vez mais estruturada, valorizada e respeitada”, afirmou Jarbas dos Reis.
Em nome da família, o ex-advogado-geral da União e procurador da República, José Bonifácio Borges de Andrada, relembrou a trajetória de seu pai. “Bonifácio era um estudioso do Direito Constitucional e levou esse conhecimento para a vida pública. Como parlamentar, dedicou-se a pensar e a trabalhar pela boa organização do Estado brasileiro. Para ele, a Advocacia Pública é o primeiro órgão não só de defesa dos interesses da sociedade diante do Estado, mas também de controle interno da própria máquina estatal”, ressaltou.
