Durante uma ação de rotina da Operação Tapa-Buraco, no bairro Santa Luzia, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos flagraram o descarte irregular de resíduos. A situação acendeu um alerta para os riscos ambientais e de segurança enfrentados pelos moradores da região.
Diante do ocorrido, foram acionados órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Ambiental para as providências cabíveis.
O descarte clandestino de resíduos sólidos vai além de um problema visual ou de limpeza urbana. O excesso de peso e a ausência de compactação adequada do solo podem provocar deslizamentos de terra, colocando em risco imóveis e pessoas.
Além disso, o acúmulo de lixo favorece a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, e contribui para a contaminação do solo. A Prefeitura de Barbacena orienta que cidadãos e empresas que utilizam caçambas procurem a Secretaria de Serviços Públicos para se informarem sobre as normas de descarte e realizarem a devida regularização, evitando sanções e danos ao meio ambiente.





