Carnaval 2021: festa é cancelada em diversas cidades devido à pandemia da Covid-19

Este ano, a tradição nacional que arrasta milhares de pessoas para a folia não será realizada

Em meados de março de 2020, teve início o surgimento dos primeiros casos confirmados da Covid-19 no Brasil. A partir disso, eventos, shows, festividades e comemorações foram cancelados ou adiados para evitar aglomerações e contágio do coronavírus. Com o passar dos meses a situação foi se agravando cada vez mais e os números de contaminação e óbitos aumentaram.

No Estado de Minas Gerais foi lançado o Plano Minas Consciente que setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde, onda branca, onda amarela e onda vermelha), que vão sendo liberadas para funcionamento de forma progressiva. Grande parte do Estado continua na Onda Vermelha, inclusive a região Centro-Sul que abrange Barbacena e outras cidades próximas, e somente serviços essenciais estão em funcionamento.

A pandemia ainda não chegou ao fim e por isso, o Carnaval vem sendo cancelado em diversas cidades.  Em Barbacena, que retroagiu para a Onda Amarela recentemente, segundo informações extraoficiais não haverá a realização da festa. Na cidade de Carandaí, foi publicado um decreto na terça-feira passada (19/01), cancelando a realização das festividades do Carnaval e qualquer outro tipo de evento que tenha relação com a festa, sejam em locais abertos ou fechados.

No município de Prados, de acordo com o Secretário da Cultura, Gilcimar de Andrade, o carnaval não será realizado e amanhã, quarta-feira (27/01) às 9h, acontecerá uma reunião para analisar a possibilidade de um evento on-line.

Segundo informações da Prefeitura de Bias Fortes, o carnaval e eventos que tenham relação com a festividade já foram cancelados devido à pandemia da Covid-19. Em Ibertioga, a Prefeitura também informou que não ocorrerá a festa em razão da atual situação pandêmica.

Procuradas pelo Barbacena Tem, as prefeituras de Antônio Carlos, Barroso, São João del Rei e Alto Rio Doce, informaram que ainda não há uma decisão oficial sobre o Carnaval 2021. Até a publicação desta reportagem, a Secretaria de Cultura e Turismo em Tiradentes não retornou com informações sobre o assunto.

Diversão em casa

Este ano, os amantes da festa terão que se adaptar à diversão online, vários artistas confirmaram transmissão ao vivo na semana do Carnaval. No dia 13 de fevereiro, Claúdia Leitte e Ivete Sangalo farão uma live juntas, que ainda não tem horário e duração divulgados. No dia 14/02, será a vez do cantor Bell Marques.

Os cantores Léo Santana, Tony Salles e Xanddy também farão uma live de carnaval, intitulada de “Encontro”. A divulgação do projeto foi feita nas redes sociais dos artistas e não há ainda informações sobre data e horário.