A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara – CDE, presidida por Lafayette, aprovou o convite e Alckmin deverá ser ouvido em breve
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados quer ouvir o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, sobre as negociações entre o Brasil e os Estados Unidos diante do aumento tarifário anunciado recentemente pelo governo norte-americano. O convite partiu do presidente da Comissão, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), por meio de requerimento apresentado nesta semana e aprovado pelos membros da CDE.
O chamado “tarifaço” prevê sobretaxas de até 50% sobre produtos de origem brasileira, com vigência prevista para agosto. A medida causou forte reação do governo federal e do setor produtivo, que temem impactos negativos sobre a balança comercial, investimentos e empregos.
Segundo Lafayette Andrada, é essencial que o Congresso Nacional e em especial a CDE não se furte a esse debate e por isso a CDE tem a missão de acompanhar de perto as ações do governo diante de uma crise que pode afetar toda a economia. “A comissão tem responsabilidade sobre temas de comércio exterior e desenvolvimento produtivo. Precisamos ouvir o ministro para compreender o que está sendo feito e garantir que os interesses do país estejam sendo protegidos”, afirmou o deputado.
A expectativa é que Alckmin esclareça quais são os avanços nas tratativas bilaterais, os resultados das reuniões com o setor privado e o papel do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, criado em julho para coordenar a resposta à medida dos EUA.