Neste domingo (24) Minas Gerais recebe a segunda remessa de doses de vacina contra a Covid-19. São 190.500 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca que foram produzidas no Instituto Serum, na Índida, e que chegaram ao Brasil na última sexta-feira (22). No início da semana, o governo já havia recebido 577.480 doses da CoronaVac.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e depois foi confirmada pelo governo de Minas. O voo que vai trazer as doses sairá do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h45 e está previsto para chegar em Minas às 10h no Aeroporto Internacional de Confins. Trata-se de um voo fretado, segundo informou a Azul Linhas Aéreas, companhia responsável pelo transporte. Ainda segundo a empresa, depois da parada em Minas seguirá com cargas para Palmas (TO) e Campo Grande (MS).
De acordo com o posicionamento do governador Romeu Zema em uma rede social, as doses serão distribuídas conforme os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que vai seguir o Plano de Contingenciamento para a Vacinação contra a Covid-19. “Seguindo o fluxo das campanhas anteriores de imunização, coordenadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), as doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) vão para a Rede de Frio do estado, de onde é feita a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS), conforme logística previamente planejada. Esta distribuição, conforme já previsto no Plano de Contingenciamento, conta com transporte terrestre e aéreo, quando necessário”, disse a pasta.
Segundo informações cedidas ao G1, a Secretaria de Saúde de Minas (SES-MG), a previsão é de que os imunizantes comecem a ser distribuídos aos municípios a partir da próxima quarta-feira, prazo que pode ser antecipado ou adiado. Essa previsão, no entanto, pode ser modificada.
Fonte: G1