Defesa Civil emite alerta laranja para risco de chuvas intensas em Barbacena

A Diretoria Municipal de Defesa Civil de Barbacena emitiu um alerta de nível laranja, que indica perigo para a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias. O aviso, baseado em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até esta sexta-feira (6).

De acordo com a previsão, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros em um único dia. Também há previsão de ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 100 km/h.

A Defesa Civil alerta para possíveis transtornos, como quedas de árvores e galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e risco de descargas elétricas.

Entre as orientações à população estão evitar abrigo sob árvores, manter distância de áreas abertas e de estruturas metálicas, como cercas, portões e postes. Em caso de sinais corporais como arrepiamento dos cabelos, o recomendado é buscar abrigo imediatamente, pois pode indicar risco iminente de descarga elétrica.

Em situações de alagamento, a orientação é não atravessar ruas inundadas e procurar locais seguros. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou pelos números de WhatsApp (32) 3198-1099 e (32) 99871-5287. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Compartilhe: