O Presidente da Câmara, Vereador Amarílio de Andrade, o Brigadeiro André Luiz, o Desembargador Doorgal Borges de Andrada e o Professor Edson Brandão com o documento que pertenceu ao Brigadeiro Doorgal Borges.
Durante a solenidade de entrega da doação, a Academia Barbacenense de Letras homenageou a professora Zilda Moreira de Castro, falecida no ano passado.
Com muita distinção e simpatia, o comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, recebeu, na última sexta-feira (30/1), o desembargador Doorgal Borges de Andrada, que fez importantes doações para o acervo da Sala Histórica da Escola, denominada “Prof. Fernando Victor”.
Após localizar um importante documento que registra a primeira turma da EPCAR, da chegada a Barbacena, em julho de 1949, peça original pertencente ao coronel Walkyrio Marques Corrêa, ex-aluno da turma pioneira, o também ex-aluno da EPCAR, desembargador Doorgal, adquiriu e doou dois quadros fotográficos com os retratos de todos os alunos que concluíram o curso preparatório em Barbacena. O material foi identificado e autenticado pelo historiador Edson Brandão.
No mesmo ato, uma reprodução de documento assinado pelo Brigadeiro Doorgal Borges, ex-comandante da EPCAR e avô do desembargador, também foi ofertada para compor a exposição de relíquias da Sala Histórica. Em sua fala, o desembargador Doorgal, que passou pelo curso preparatório em 1976, discorreu sobre os desafios enfrentados pelas primeiras turmas que vieram para Barbacena. “Tempos de poucos confortos da modernidade e longas distâncias a serem percorridas para aqui chegar. Após sete décadas, a EPCAR é, comprovadamente, uma das melhores escolas em atividade no Brasil!”, afirmou Doorgal.
Em seu agradecimento, o comandante André Luiz ressaltou que um dos compromissos da EPCAR com a comunidade é preservar sua memória, exaltando o legado de personalidades militares e civis que contribuíram para a trajetória da instituição.
O cadete e a porta-estandarte
A cerimônia de entrega das doações ao acervo da EPCAR teve também um momento especial, em que a Escola e a diretoria da Academia Barbacenense de Letras, representada por seu presidente, Rodrigo Geoffroy, pela vice-presidente Ângela Rodrigues Laguardia e pelo presidente da Câmara Municipal, Amarílio Augusto de Andrade, também acadêmico, homenagearam a professora Zilda Moreira de Castro, falecida em dezembro do ano passado e que mantinha forte ligação afetiva com a EPCAR.
Ela foi a estudante barbacenense escolhida para entregar o estandarte da Escola ao aluno da turma pioneira, Wilmuth Treptow, em 29 de julho de 1949.
Em sua fala, representando a Academia Barbacenense de Letras, o historiador Edson Brandão resgatou o contexto da implantação da EPCAR em Barbacena e destacou uma coincidência histórica: tanto a professora Zilda Moreira de Castro quanto o aluno Walkyrio Corrêa viveram o suficiente para participar das comemorações dos 70 anos da EPCAR, em 2019, quando a Sala Histórica foi inaugurada, sob o comando do Brigadeiro Mauro Bellintani.
Participaram da solenidade oficiais de destaque da EPCAR, os sobrinhos da professora Zilda, Fernando Carlos e Elizabeth Baima, Adriana Campos Brandão, esposa do professor Edson Brandão, e o escritor Fabrício Robson, representando o prefeito Carlos Du. A produção executiva da solenidade contou com a equipe de Comunicação da EPCAR e a participação do colunista Borges.





