No último dia 29/10, os alunos do 2º ano (Esquadrão Sabre) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena realizaram uma viagem virtual às Serras do Lenheiro e de São José, situadas, respectivamente, nos municípios de São João del-Rei e Tiradentes (MG).
A atividade, prevista no calendário letivo, acontece anualmente de maneira presencial, mas precisou ser adaptada à nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19. Com soluções tecnológicas, a viagem virtual abordou os conhecimentos de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Biologia e História que proporcionaram um tour virtual, além de contar com a participação do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha. “Este ano tem apresentado muitos desafios para o ensino, a realização da viagem de estudo virtual teve o objetivo de, a despeito das medidas restritivas decorrentes do enfrentamento ao coronavírus, proporcionar aos alunos os conteúdos das disciplinas programados para a região de São João del-Rei e Tiradentes e, dessa forma, adequar a atividade para a situação atual, com as aulas sendo ministradas por meio de videoconferência”, explicou o Coronel Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, chefe da Divisão de Ensino da Epcar.
A atividade foi iniciada com um passeio pelas ruas do centro histórico da cidade de São João del-Rei, seguida pela visita às milenares pinturas rupestres da Serra do Lenheiro, tendo como destino final a Casa das Águas, sede da Unidade de Conservação “Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José”. “A oportunidade dos alunos realizarem a viagem virtual às serras do Lenheiro e de São José visou aperfeiçoar, mesmo de modo online, os conteúdos e conhecimentos aprendidos nas aulas de geografia, história e biologia, em um contexto no qual as idas presenciais a campo se encontram restritas”, relatou um dos mediadores da viagem, o professor da disciplina de geografia, Patrício Aureliano Silva Carneiro.
Ao longo de todo o percurso, os militares tiveram a oportunidade de observar e interpretar a riqueza regional, com ênfase nos aspectos geológicos e históricos da ocupação humana desde o período colonial, além da destacada biodiversidade local. “A viagem virtual ultrapassou os obstáculos impostos pela pandemia e nos proporcionou experiências e aprendizados únicos. Além disso, foi observado pelos alunos o grande empenho dos professores e da Divisão de Ensino para proporcionar o máximo de conhecimento e exploração da Serra do Lenheiro, da Serra de São José e do 11° Batalhão de Infantaria”, afirmou o aluno João Vithor Mendes Pereira e Silva.
A viagem de estudos faz parte do calendário letivo e visa trabalhar, em campo, conteúdos previamente discutidos em sala de aula e, apesar do período atípico e as restrições as viagens presenciais, a Epcar tem buscado adaptações nas atividades de ensino a fim de que os objetivos educacionais sejam atingidos.
Fonte: Divisão de Ensino/ Epcar. Foto: Sargento Domingos.