Enem para Pessoas Privadas de Liberdade registra aumento no número de inscritos em Barbacena

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025 contará com 78 presos inscritos em Barbacena, número 62% maior que o registrado em 2024, quando o total foi de 48 inscrições. Do total de participantes do exame na cidade este ano, 57 pertencem ao Presídio de Barbacena e 21 ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz.

O Enem PPL 2025 contará com 8.807 presos inscritos em Minas Gerais, o maior número registrado desde 2017. Os dados representam um crescimento expressivo de mais de 30% em relação a 2024, que teve um total de 6.597 inscrições.

Foram 6.580 inscritos em unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), 2.202 inscritos em Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), além de 25 inscritos de outras unidades prisionais e socioeducativas participantes. O exame, que é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), funciona como uma porta de acesso para o Ensino Superior para as pessoas privadas de liberdade, contribuindo para o seu processo de reintegração social.

As provas têm o mesmo nível de dificuldade e a mesma estrutura do Enem regular, com 180 questões objetivas, uma redação, e duração de dois dias – no primeiro dia, são feitas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto no segundo, acontecem os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na edição de 2025, as inscrições foram realizadas entre 6 e 24 de outubro, e a aplicação acontecerá dentro das próprias unidades prisionais e socioeducativas nos dias 16 e 17 de dezembro. O gabarito poderá ser acessado a partir do dia 29 de dezembro, e os resultados podem ser utilizados para acessar o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, ou para certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme a necessidade de cada inscrito.

Compartilhe: