No último dia 31 de outubro, o anfiteatro da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) foi palco de um encontro marcado pela sensibilidade, pela arte e pelo compromisso com os direitos humanos: o projeto Vozes da MEDiversidade é um projeto idealizado e coordenado pela professora Débora Maria Gomes Messias Amaral, docente da FAME, com organização das monitoras da disciplina “Ciência Política Direitos Humanos/CPDH” Ana Flávia de Matos, Jussara Reis, Natália de Paula e Priscila Rezende.
O evento contou com o incentivo do Programa de Valorização, Memória, Cultura e Arte da FAME, coordenado pelo prof. Luiz Mauro, com apoio de Mara Marugeiro. O evento reuniu estudantes, docentes, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil e contou com a participação de alunos da Escola Estadual Padre Mestre Correia e Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, de membros da APAE Barbacena e de representantes da comunidade barbacenense, incluindo grupos de idosos e mulheres, enriquecendo o debate com suas experiências e vivências.
Por meio de peças teatrais, declamações de poemas e exposição fotográfica, os participantes, acadêmicos do 3º Período da FAME, abordaram temas urgentes e necessários aos profissionais da saúde, como o enfrentamento ao racismo, a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, os direitos da mulher gestante e o combate à violência obstétrica, além da luta contra a homofobia, o estigma em torno dos transtornos mentais e o preconceito enfrentado por pessoas que vivem com HIV, hanseníase ou outras doenças infectocontagiosas.
O “II Vozes da MEDiversidade” reafirmou o papel da FAME como instituição de ensino comprometida com a formação cidadã, ética e empática dos futuros profissionais de saúde.





