Governo de Minas expande oferta da PrEP em todas as regiões

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou Na última terça-feira (30) a Política Estadual de Ampliação do Atendimento da Profilaxia Pré-Exposição (Amplia PrEP). A iniciativa amplia os pontos de atendimento presencial e inaugura o modelo de teleatendimento, garantindo mais alcance e comodidade na prevenção ao HIV.

O Amplia PrEP será inicialmente oferecido em todos os municípios-sede de regiões com mais de 20 casos de HIV ou Aids em 2024 que ainda não contam com Serviços de Atendimento Especializado (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTM) ou Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM). Em regiões com dois polos, o município mais populoso foi escolhido, mas os demais podem aderir caso os gestores locais manifestem interesse.  O teleatendimento, por si só, permite cobertura em até 396 municípios.

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é um método de prevenção ao HIV que consiste na tomada diária de comprimidos antes de uma possível exposição ao vírus. O medicamento prepara o organismo para impedir a infecção. O tratamento combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam os caminhos usados pelo HIV para infectar o corpo.

Quem usa a PrEP realiza acompanhamento regular, com testagem para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). É necessário apresentar documento com foto e teste recente; caso o teste esteja vencido, o usuário fará novo exame no SAE ampliado.

Fonte: Agência Minas

Compartilhe: