O vereador Flávio Maluf, em entrevista ao BarbacenaTem, se manifestou em defesa do colega de Câmara, Zé Malão, que teve esta semana a expulsão partidária deferida pelo Conselho de Ética do PDT, com sede em Belo Horizonte. Flávio disse que é uma injustiça penalizar o vereador dessa forma. Ele defendeu ainda o seu mandato, conquistado legitimamente nas urnas como o segundo vereador mais votado da história da cidade.
Flávio também se posicionou sobre os comentários de uma possível perda do mandato de Zé Malão. “Não se pode falar em perda de mandato assim. Tem aí, um longo caminho a trilhar, seja na via administrativa com recursos junto ao Partido, seja na Justiça, caso o tema seja judicializado. Por isso, não acredito de forma alguma que isso venha a acontecer. Existem muitos recursos que se arrastam além do tempo do mandato. E nesse caso, impedir que se faça uma injustiça com o Zé Malão e com os seus eleitores”, enfatizou.
Zé Malão foi eleito pelo PDT como o segundo vereador mais votado nas últimas eleições em Barbacena, com 2.434 votos. O vereador foi denunciado por infidelidade partidária, após um ato pró-Governo Bolsonaro, que aconteceu na entrada da EPCAR. Na denúncia consta ainda que o ato foi pró-Ditadura Militar.
A assessoria jurídica do vereador disse que vai recorrer da decisão, junto ao próprio Conselho e, se for necessário, ao Diretório nacional. O fato tem provocado muitos debates e até revolta na população.