A Forbes mostrou cinco passos para potencializar o seu currículo com o intuito de ajudar àqueles que sentem dificuldade de preencher um bom currículo.
Frequentemente, um dos principais problemas que os candidatos a emprego experientes enfrentam é que eles lidam com suposições antigas, usando uma estrutura ou entendimento que funcionou no passado, mas não evoluiu e se modernizou conforme as mudanças no mercado de trabalho.
Veja a seguir algumas dicas de como melhorar seu currículo:
1 – Personalize o título
O título é a primeira coisa que um recrutador vê ao examinar o seu currículo. Por isso, não é apenas importante que ele se destaque, mas também que esteja intimamente alinhado ao público-alvo.
O primeiro item que deve ser incluído no título é o cargo almejado – e não aquele que você tem. Isso alerta rapidamente o responsável pelo RH sobre suas intenções e impede que você ignorado. Isso também é altamente eficiente nos casos do rastreamento ATS.
Agora que você adicionou o título, inclua as três principais palavras-chave de habilidade (alinhadas com a vaga).
2 – Descreva com eficácia suas habilidades
O campo reservado para competências é um ótimo lugar para concentrar os esforços de personalização, não apenas para garantir que as palavras-chave corretas sejam representadas, mas também que elas sejam agrupadas e priorizadas de acordo com seu objetivo.
Um dos motivos pelos quais dividimos as informações dos currículos em partes digeríveis e seções estruturadas é ajudar a organizá-las, removendo obstáculos.
Agrupar habilidades e avaliar seus principais pontos fortes no canto superior direito, para onde os olhos do recrutador vão naturalmente, é uma ótima maneira de aumentar sua relevância.
3 – Alinhe sua experiência e realizações com a função
Reordenar os bullets para priorizar aqueles que estão mais alinhados ao anúncio de emprego também é uma ótima maneira de tornar seu currículo mais impactante.
Além disso, reunir palavras-chave ajuda muito. Se você estiver tendo problemas para identificar quais são as mais importantes, tente copiá-las e colá-las em um bolo de várias palavras. As maiores são as mais relevantes.
Em seguida, analise cuidadosamente seu currículo para identificar oportunidades de fornecer exemplos contextuais e quantificados de como você demonstra os domínios que citou.
4 – Priorize posições
Todo esse processo de personalização deve levar 30 minutos ou menos, mas é essencial que você faça isso para maximizar a eficácia da sua busca.
Qualquer trabalho que se adeque a você e seja semelhante ao seu histórico deve receber um olhar cuidadoso. Use todas as etapas descritas acima para ter certeza de que seu currículo reflete a função o mais fielmente possível.
Além disso, gaste algum tempo dando uma olhada nas redes sociais e faça investigações na internet. Se chegar à conclusão de que será algo do tipo “mandar para ver o que acontece”, gaste seu tempo com outras vagas.
5 – Não dependa exclusivamente de sites online
Lembre-se de que, por melhor que seja o seu currículo, existem milhares de outras pessoas competindo com você pela mesma posição. A probabilidade de que elas simplesmente tenham mais qualificações é alta, então você precisa pensar fora da caixa. Networking não significa apenas contar com as pessoas que você já conhece.
Normalmente, as pessoas dependem de recrutadores com quem trabalharam, amigos, familiares e colegas atuais/anteriores. Isso é ótimo, mas não é o suficiente!
Fonte: Forbes