URGENTE: Santa Casa suspende por tempo indeterminado atendimento particular para casos suspeitos de Covid 19

Pandemia da Covid-19 dá sinais de que a saúde em Barbacena entrará em colapso

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena publicou no início da noite desta sexta-feira, 26, um documento suspendendo por tempo indeterminado o atendimento particular  para pacientes com quadro suspeito ou confirmado de síndrome gripal ou síndrome aguda respiratória grave (Covid 19).  A iniciativa foi justificada pela instituição diante da situação de calamidade em saúde pública, do esgotamento de leitos para assistência de pacientes com a consequente falta de  local apropriado destinado ao tratamento e internação dos casos suspeitos e confirmados do Covid.

A Santa Casa pede que os pacientes busquem informações sobre o atendimento de casos que o hospital ainda possua capacidade de ofertar diante do quadro de calamidade. A instituição diz ainda que continuará monitorando o cenário e em caso de mudanças voltará a se manifestar com a possibilidade de retomada dos serviços ora suspensos.

Em entrevista ao portal Barbacena Tem, nesta sexta-feira, o infectologista  Hebert Fernandes diz acreditar que Barbacena está vivendo a situação mais crítica de todo o período de pandemia. “A demanda hospitalar está além da capacidade, os hospitais estão todos com os leitos ocupados e há, ainda, dois agravantes: um é o estresse e o cansaço de todos os profissionais de saúde que estão trabalhando além dos limites da capacidade e o outro, a falta de profissionais capacitados para trabalhar nesses ambientes.

Hebert chamou também a atenção para o perfil dos pacientes que estão internados. “São cada vez pessoas mais jovens, abaixo de 60 anos, sem qualquer comorbidade. Está todo mundo muito desgastado, mas esse é o momento que precisamos muito da ajuda de todos. A situação é gravíssima, muito crítica e estamos, de fato, em um colapso do sistema, não só em Barbacena, mas em outras regiões do Estado”, disse.

O especialista faz apelo para que as pessoas evitem contato com outras pessoas: “o vírus não voa e não caminha, ele é transmitido no contato de pessoa a pessoa. Se as pessoas não se encontrarem, o vírus não vai ser transmitido. Não se reúnam, não façam festas e não visitem os familiares nos próximos dias. Utilizem a máscara e não façam aglomeração, contamos com todos vocês”, pede.

Clique aqui para conferir o documento publicado pela Santa Casa.