Desde sábado (13) Barbacena entrou na Onda Roxa do Plano Minas Consciente, que é o protocolo mais restritivo. A medida foi tomada para que o número de contágios de Covid-19 possa reduzir.
O decreto estadual foi publicado no sábado e nele estão todas as restrições e as autorizações detalhadas. Entre as regras está o toque de recolher entre 20h e 5h; proibição da circulação de pessoas sem o uso de máscaras em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; proibição da circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para a realização ou acompanhamentos de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; barreiras sanitárias de vigilância.
Nossa reportagem conversou hoje, segunda-feira (15), com o Ten Cel Ademir Siqueira para falar da atuação e o papel da Polícia Militar nessa fase. De acordo com o tenente, a Polícia Militar exercerá por meio de medidas preventivas e mitigadoras para garantir o cumprimento da deliberação e, além disso, irá atuar sempre em apoio aos órgãos de fiscalização da Prefeitura.
É importante reforçar que a população precisa seguir determinadas regras, impostas pelo decreto estadual como, por exemplo, o toque de recolher e o funcionamento dos serviços essenciais. Qualquer deslocamento no horário de 20h às 5h precisa ser justificado. Neste primeiro momento, o tenente ressalta que será um trabalho de orientação, contudo em certos casos poderá tomar medidas de cunho penal. Ainda explica que se uma pessoa estiver circulando sem motivo plausível, estará sujeita às medidas administrativas de competência do município e a PM atuará em conjunto.
Por fim, o tenente faz um pedido a toda população barbacenense: “Em Barbacena temos tido o apoio das pessoas, dos órgãos municípios e as pessoas tem acatado nossas orientações. Continuem agindo dessa forma e não tenho dúvidas que em breve, com a participação e colaboração de todos, que logo estaremos voltando ao normal”, salienta.