Estamos vivendo a Semana Santa, um dos momentos mais importantes para os cristãos. É a etapa, após o período quaresmal que reflete as dores, a morte e também a ressurreição de Jesus Cristo. Em Barbacena, a Semana Santa sempre foi marcada por grandes celebrações, missas, ofícios e procissões. Mas, este ano, devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, católicos de toda a cidade terão que acompanhar a celebração, que também ganharam novo formato, única e exclusivamente pela internet.
Monsenhor Danival Milagres, Pároco do Santuário da Piedade fala sobre a programação e convida a todos para participar de forma online.“A Semana Santa é a maior festa da igreja. Toda caminhada quaresmal e as celebrações desta semana nos conduz para a celebração do grande mistério pascal de Jesus, o mistério da sua paixão, morte e ressurreição. Na terça feira teremos uma via sacra transmitida a noite, após a missa das 19h. Na quarta-feira, também após a missa das 19h, está programada a celebração do Ofício de Trevas, momento em que rezamos os salmos e leituras das lamentações nos preparando para o grande Tríduo Pascal que se inicia na quinta-feira santa. Tríduo Pascal é o chamado coração da semana santa. Na quinta-feira haverá missa da Ceia do Senhor transmitida às 19h. Na Sexta-feira da Paixão, às 9h será transmitida a Via Sacra e às 12h o Sermão das Sete Palavras. No domingo de Páscoa haverá celebração de missa nos horários de 8h, 10h e 19h, com a benção do Santíssimo Sacramento e Coroação de Nossa Senhora”, conta.
A programação da Semana Santa da Paróquia da Piedade terá transmissão pelas redes sociais, pelo canal do Youtube da Paróquia Piedade e Estação Minas e pela rádio Correio da Serra.
Monsenhor Danival falou ainda sobre o momento de pandemia em que vivemos e pede a oração de todos. “Mesmo em nossas casas, em restrição, iremos oferecer esse sacrifício em comunhão com tantos que estão vivendo a mesma paixão e o mesmo sofrimento de Jesus nos leitos dos hospitais em UTIs. Peço a todos que rezem não só pelos pacientes da covid-19, mas também pelos agentes da saúde que tanto lutam para salvar vidas. Que possamos viver uma Páscoa feliz, com renovação de esperança, mesmo nesse tempo difícil que estamos enfrentando.”