Junho se despede da Zona da Mata e do Campo das Vertentes com tempo seco e temperaturas baixíssimas. De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “possivelmente será a semana com recordes de baixa temperatura” na região.
A queda nos termômetros será mais percebida em Barbacena e São João del Rei, que registram 6 ºC de mínima. De acordo com Claudemir de Azevedo, a sensação térmica deve chegar aos 2 ºC em Barbacena.
Nas demais cidades, as mínimas ainda são baixas e variam entre 7 ºC e 11 ºC. Já nas máximas, a variação é entre 24 ºC e 30 ºC.
A queda acentuada nas temperaturas é causada por uma massa de ar frio de origem polar, que chega à região Sudeste do Brasil e substitui o anticiclone. Esse fenômeno aumenta a nebulosidade nas cidades da região, que devem registrar céu parcialmente nublado sem chuvas até o fim da semana.
Este período também é marcado pela chegada de uma frente fria, entre hoje (29) e quarta-feira (30). O sistema fará com que a nebulosidade aumente ainda mais, além de diminuir as temperaturas.
A umidade relativa do ar vai ficar entre 30% e 75% nos próximos dias na Zona da Mata e Vertentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal recomendado é entre 60% e 80% e, as regiões entram em estado de atenção quando a mínima fica abaixo dos 31%.
FONTE: G1