Segundo Polícia Militar, Barbacena tem média de dois golpes de estelionato por dia neste mês

O número de estelionatos praticados em Barbacena fez a Polícia Militar divulgar um alerta. Segundo a corporação, foram 40 casos desse tipo de golpe nos 19 primeiros dias de junho, o que equivale a uma média de dois casos por dia na cidade.

Esse crime consiste em enganar alguém para obter uma vantagem indevida. Apesar de golpes assim existirem há muito tempo, com as redes sociais, os golpistas ganharam novas ferramentas, utilizando WhatsApp, Instagram, e-mail e outros aplicativos.

Entre os tipos de golpe mais comuns estão: criminosos que se passam por familiares para pedir dinheiro, veículos anunciado em sites de venda, anúncio em redes sociais com eletrodomésticos bem abaixo do valor comercial, empréstimo fraudulento, entre outros.

Para evitar esses golpes, a Polícia Militar dá duas dicas. A primeira é duvidar de pessoas que oferecem dinheiro fácil ou preços muito baixos. A PM lembra que “não existe situação onde, para se ganhar um dinheiro, precise efetuar algum pagamento”. Além disso, em caso de venda de produtos, é preciso pesquisar se a foto do anúncio não está em outros locais já que, muitas vezes, os golpistas usam as mesmas fotos.

A segunda dica da PM é confirmar as informações e não fornecer dados como nomes, senhas e dados bancários. A corporação orienta ainda que, caso desconfie de alguma coisa, acione a Polícia Militar e faça um registro.

Com informações da Assessoria da PMMG