Quem sofre com rinite alérgica sabe: é só um vento mais frio aparecer que o nariz já reclama, os espirros intensificam e a coriza parece não cessar, causando uma situação muito incômoda. No Santa Dica desta segunda-feira (02), a Clínica Geral, Rafaela Machado, falou sobre o assunto.
A médica explica que a rinite é uma irritação ou inchaço da mucosa nasal. “Ela ocorre o ano inteiro, na mudança de clima, baixa umidade do ar ou contato com alguns provocadores de alergia como mofo, poeira ou substâncias químicas, mas, pode se intensificar no inverno.”
Rafaela conta ainda que o principal sintoma da rinite são os resfriados de repetição. Além disso, os espirros, coceira no nariz, obstrução ou coriza no nariz também são recorrentes.
A principal complicação da rinite pode ser a respiração bucal por conta da dificuldade de respirar pelo nariz. Segundo a médica, isso pode alterar a dentição, a qualidade de vida e pode acarretar em outras complicações cardiológicas.
Em relação ao tratamento, Rafaela orienta que o principal é a lavagem nasal diária, sempre com soro fisiológico. “Além disso, é importante manter a casa arejada e lavar periodicamente os tapetes e as cortinas. Os antialérgicos também podem ajudar desde que sejam prescritos por um médico. É importante ressaltar que os sintomas da rinite alérgica são muito parecidos com os da covid. Por isso, é necessário buscar o atendimento médico para haver o diagnóstico diferencial”, alerta.
Rafaela Machado atende no Santa Saúde, programa assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Para buscar atendimento ou mais informações, basta ligar: 3339-2411.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM