Outubro chegou e com ele a campanha do Outubro Rosa. O período é celebrado no mundo todo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
A médica mastologista do Santa Saúde, Mariana de Almeida Belo, explica que a campanha é conhecida mundialmente e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Neste mês, as ações se unificam referentes às informações sobre o câncer de mama, a realização da mamografia e a importância do estilo de vida saudável com prevenção à doença tão prevalente na população”, explica.
O câncer de mama é o mais prevalente na população feminina. Segundo a médica, considerando a expectativa de vida da mulher brasileira em torno de 80 anos, uma em cada oito mulheres terão diagnóstico do câncer de mama ao longo da sua vida. “Ao longo de 2020, tivemos mais de dois milhões de novos casos no mundo e no Brasil, mais 66 mil novos diagnósticos da doença.”
A mamografia é o exame com maior benefício no diagnóstico precoce do câncer de mama, capaz de reduzir em torno de 30% a mortalidade pela doença. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia se inicie em mulheres a partir de 40 anos de idade com risco habitual para o câncer de mama e que seja feita anualmente.
Além da orientação quanto a importância da realização da mamografia como método de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a médica explica sobre a importância da adoção de um hábito de vida mais saudável. “A redução do consumo de bebida alcoólica, a prática de atividades físicas regulares e alimentação saudável são atitudes comportamentais ao estilo de vida que reduzem em até 25% o risco de desenvolvimento da doença.”
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM