Prisão de ventre e intestino preso são os nomes populares pelos quais é conhecida a constipação intestinal, um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Segundo a Gastroenterologista do Santa Saúde, Judite Inês, a constipação intestinal é definida como uma alteração no funcionamento do intestino com duração mínima de 3 meses onde o paciente poderá ter uma frequência evacuatória menor que 3 evacuações por semana.
Segundo a médica, as causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não atender à urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos. “A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a doenças do cólon e do reto. Pode, igualmente, ser provocada pelo uso de certos medicamentos e por alterações neurológicas e do metabolismo. Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais”, explica.
Para melhorar o quadro, Judite afirma que é necessário mudar o estilo de vida. “É necessário ter maior ingestão de fibras, aumento na quantidade de líquido ingerido e praticar exercícios físicos regularmente.”
Precisou de atendimento? é só ligar no Santa Saúde: 3339-2411 ou 3339-2446.