O Agosto Dourado é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês que representa a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Agosto também é o mês do aleitamento materno.
A médica ginecologista Michele de Araújo, explica que os benefícios do aleitamento materno para os bebês são diversos. “Melhora a digestão e minimiza as cólicas, protege e previne contra várias doenças, inclusive na vida adulta, promove o desenvolvimento da inteligência, reduz o risco de doenças alérgicas, estimula e fortalece a arcada dentária e previne contra doenças contagiosas. O leite materno é um alimento completo e dispensa água e outros alimentos até os seis meses de vida do bebê”, conta.
As vantagens para as mães também são muitas. Entre elas, a médica explica que diminui o sangramento no pós parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência do câncer de mama, ovário e endométrio, evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares.
Já sobre o colostro, Michele afirma que ele é o leite materno no início da amamentação, nos primeiros dias de vida do bebê. “Ele tem um aspecto espesso e coloração amarela ou transparente. Ele tem mais proteínas, menos gorduras e mais anticorpos. Por isso, ele oferece grande proteção contra as infecções. Ele é conhecido como a primeira vacina do bebê pois apresenta grande suplemento imunológico”, finaliza.