A vacina contra a Covid-19 fabricada pela farmacêutica Janssen chegou ao Brasil no início da semana e deve chegar em Minas Gerais ainda hoje.
Administrada em dose única, a vacina garante a proteção entre 15 e 21 dias após a aplicação e deve ser armazenada entre 2°C e 8°C, durante seis horas.
O uso emergencial da Janssen no Brasil foi autorizado pela Anvisa no dia 31 de março. Inicialmente, o prazo de validade do imunizante era de três meses, mas teve aumento para quatro meses e meio. Por isso, as doses do primeiro lote devem ser utilizadas até 8 de agosto.
O contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao país até o fim deste ano.
A Janssen, diferentemente das demais, possui eficácia em apenas uma dose, além de poder ser aplicada em pessoas acima de 18 anos, que podem ou não possuir comorbidades.
A eficácia de forma geral demonstrada pela farmacêutica foi de 66,9%. Quando considerados casos graves, a eficácia obtida foi de 76,7% após 14 dias e 85,4% depois de 28 dias.
Em Minas, o imunizante deve ser distribuído para todos os 853 municípios. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (22).
Conforme o representante da pasta, Minas está “segura da distribuição” para todas as cidades, visto que a realização do envio é “quase imediato” dos lotes.
FONTE: HOJE EM DIA