Cientistas encontraram vestígios de especiarias em uma laje de moagem e outras ferramentas que foram desenterradas no Vietnã e descobriram que se tratava de ingredientes para preparo de Curry que era consumido na região há pelo menos 2.000 anos.
Ela foi encontrada a 2 metros da superfície, em 2018, em um complexo no sul do Vietnã, que já foi o centro de comércio exterior de um antigo reino do Sudeste Asiático.
O pesquisador sênior do departamento de arqueologia e história natural da Universidade Nacional Australiana em Canberra, Dr. Hsiao-chun Hung, contou que é impressionante como indivíduos que residiam fora da Índia há 2.000 anos tinham o desejo de saborear as variedades de curry.
Após ele e sua equipe analisarem restos de grãos de amido, constataram que se tratava de várias especiarias originárias de diversos lugares do mundo. Açafrão, gengibre, raiz de dedo, gengibre de areia, galanga, cravo, noz-moscada e canela, foram algumas dessas especiarias.
Em achados do sítio arqueológico, foram identificados ingredientes como açafrão, semelhantes aos encontrados em curries indianos, e outros, como leite de coco e galanga, típicos do Sudeste Asiático e frequentemente usados em pastas de curry da região.
A autoria da preparação do curry no local não está claramente definida, mas acredita-se que migrantes da Índia ou habitantes locais do Vietnã, influenciados pela cultura sul-asiática, possam ter sido os responsáveis. Uma grande pedra de moagem, de 76 centímetros de comprimento e 31 centímetros de largura, foi encontrada junto aos restos de palafitas, sugerindo uma possível proximidade com a água.
Com informações de CNN