Possível renovação na gestão da OAB/MG em Barbacena

Dr. Bonifácio Neto e Dr. Tiago Mota
Os advogados, Dr. Bonifácio Neto e Dr. Tiago Mota

Faltam aproximadamente dois meses para mais uma eleição da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, onde se encontra a 3ª Subseção da OAB/MG.

Atualmente, a OAB/MG na cidade está sob administração do advogado e professor Dr. Paulo Afonso Oliveira, que estando já em seu segundo mandato não poderá mais candidatar à reeleição.

Pelos movimentos que circulam nas redes sociais já se verificam manifestações de interesse do Dr. Reynaldo Simões, o qual do mesmo modo já exerceu o cargo de Presidente da OAB/MG de Barbacena por mais de um mandato antes do atual gestor.

Além disso, é crescente o movimento pela renovação dos quadros da entidade, que parece encontrar força em dois nomes que vêm sendo cotados para a próxima eleição, o Advogado Bonifácio Andrada Neto, que também é bacharel em Administração de Empresas, Vice-Presidente da Fundação Presidente Antônio Carlos e Diretor da Faculdade de Direito de Itabirito (MG) e Tiago Mota, advogado, graduando em História e também professor universitário, com longa experiência profissional, tendo iniciado sua rotina jurídica na Rede Ferroviária Federal em Belo Horizonte e a advocacia na LafargeHolcim (Brasil) S/A, UNIPAC e outras renomadas empresas privadas, além de sua atuação na área pública, tendo atuado por 12 anos junto ao Município de Barbacena, sendo 08 anos como Advogado-Geral do Município de forma ininterrupta.

Segundo consta dos meios jurídicos e conforme tivemos a oportunidade de apurar, os mencionados Advogados Bonifácio Neto e Tiago Mota vêm se disponibilizando para formação de um grupo que possua o espírito de renovação, com novas propostas que se enquadrem ao novo modelo de Advocacia, representada pelo uso dos meios eletrônicos e virtuais, pelos desafios da considerável judicialização, pela necessidade de maior celeridade na resolução de conflitos, da melhoria na interlocução da classe com o Poder Judiciário e demais órgãos, pelo incentivo aos modelos de mediação, conciliação e arbitragem, bem como na abertura para participação de seus membros quanto aos rumos da entidade, de seus bens, serviços, com aumento da transparência e maior interatividade de seus atos.

As eleições que definirão as novas diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – tanto do Conselho Federal, quanto das seccionais, subseções e Caixas de Assistência – passarão a ter ainda novas regras a partir deste ano. De acordo com resolução aprovada pelo Conselho Federal da entidade em dezembro do ano passado, a partir de 2021 as chapas inscritas para disputar as eleições deverão contar ainda com percentuais mínimos de mulheres e negros.