Na última semana, dois homens, ambos de 53 anos de idade, foram flagrados pela Polícia Militar Rodoviária na BR-265, em Barbacena, transportando 94 pássaros da fauna silvestre. Os autores receberam voz de prisão e responderão pelos crimes de tráfico de animais silvestres e maus tratos. A multa chega a quase 190 mil reais.
Infelizmente, esse tipo de ocorrência tem sido constante, segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente. O Sargento Rodrigo Madeira, que faz parte da corporação, explica que o crime de animais silvestres irregulares consiste em matar, perseguir, caçar, apanhar animais da fauna silvestre nativos ou em rota migratória sem a devida autorização, licença ou autoridade.
“Os animais silvestres são aqueles animais que não são considerados domésticos e que necessitam de uma autorização ambiental para a pessoa ter em casa”, conta.
O sargento conta ainda que na ocorrência em que os militares encontraram os mais de 90 pássaros em um carro na BR-265, os animais estavam sem condições para respirar e sem comida. Por isso, a ocorrência se caracteriza também com maus tratos. “Além disso, só de os homens estarem com os animais apanhados da natureza, eles respondem também por tráfico.”
Madeira afirma ainda que não existe possibilidade de registro de um animal que tenha sido capturado da natureza ou que mesmo tenha caído, por exemplo, no quintal de casa. O certo a se fazer é acionar os órgãos ambientais competentes e fazer a entrega do animal. “Hoje a posse irregular de uma maritaca, por exemplo, a multa ultrapassa os 10 mil reais. Se a pessoa entrega o animal de forma voluntária, ela não recebe multa e não é punida criminalmente.”
O Sargento afirma que os animais entregues aos órgãos competentes são cuidados por pessoas capacitadas e entregues novamente à natureza. Para as pessoas que desejam adquirir esse tipo de animal, ele explica que: “é necessário adquirir a partir de um criadouro autorizado, basta procurar na internet. É necessário verificar se há autorização, se tem anilha e se o local que vende é registrado.”
Para mais informações ou denúncias, basta ligar para a 13ª Companhia de Meio Ambiente de Barbacena: 3339-5050.