Na tarde de quinta-feira, dia 03, a Polícia Militar, em apoio a Polícia Federal, deslocaram-se até um hotel em Tiradentes, onde encontrava-se hospedado um indivíduo, o qual era alvo de um mandado de prisão. Porém ao chegarem, o suspeito já não estava mais no local.
Os militares encontraram no estacionamento do hotel, um carro com placa do município de Governador Valadares, cujo proprietário, um homem de 46 anos, que também estava hospedado no hotel afirmou conhecer o suspeito. Ele alegou que o homem era conhecido no ramo de negócios de pedras preciosas e que estabeleceram contato, porém, após certa hora da manhã, não o viu mais.
Em ato contínuo, durante buscas, foi localizado, dentro de uma mochila, a qual estava no veículo, grande quantidade de pedras preciosas, como topázio, ametista, esmeraldas e turmalina. Questionado sobre as pedras, o envolvido afirmou que as mesmas foram extraídas por ele mesmo e que não possuíam nota fiscal.
Mediante o exposto, o material foi apreendido bem como um caderno de caixa, um título do Tesouro Espanhol e um celular. O veículo também foi recolhido e seguiu removido ao pátio credenciado. O autor, de 46 anos, foi preso e entregue, junto com o referido material, na Delegacia da Polícia Federal, do município de Juiz de Fora.