Papa Francisco prepara sua sucessão com posse de 20 novos cardeais, 16 deles com direito a voto no conclave para a eleição de seu sucessor. O pontífice, de 85 anos, convocou todos os cardeais do mundo para uma reunião inédita de dois dias, que acontece após a posse dos cardeais, a partir das 16h (horário no Vaticano). Ambos os eventos acontecem no sábado (27).
A reunião gerou diversas especulações, principalmente sobre o estado de saúde do papa, que em 2021 passou por uma cirurgia no cólon e está utilizando cadeira de rodas por sofrer com dores no joelho.
No fim de junho, Francisco não descartou a possibilidade de renunciar diante das dificuldades de saúde, ele afirmou para os jornalistas que o acompanharam em sua viagem ao Canadá: “Mudar de papa não seria uma catástrofe. Não pensei nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que depois de amanhã não vou pensar. A porta está aberta”.
A convocação de quase 300 cardeais pode ser interpretada como uma espécie de pré-conclave, que vai fazer um balanço da situação da Igreja após quase dez anos de liderança do papa.
Com a posse dos novos cardeais, Francisco incluiu na lista de possíveis sucessores religiosos que estão mais abertos e menos acostumados com as intrigas da Cúria Romana, a lista inclui nomes do Brasil, Índia, Paraguai, Singapura, Mongólia e Timor Leste.
Fonte: G1