Após um verão de temperaturas ligeiramente acima da média histórica, o outono chegou à Zona da Mata e ao Campo das Vertentes neste sábado (20), às 6h38. A previsão é de que os próximos três meses sejam mais frios e úmidos.
De acordo com Ruibran, o fenômeno La Niña vai atuar nos próximos três meses, “o que deverá deixar as temperaturas abaixo da média histórica, mais frio, e também mais úmido”.
A previsão é de que as chuvas registradas em abril fiquem acima da média histórica de precipitação acumulada.
Já de acordo com o climatologista Fábio Sanches, a primeira metade do outono ainda atuará com características similares da do verão, enquanto na segunda metade começam a aparecer os sinais de inverno.
O primeiro fim de semana do outono terá chuvas isoladas e céu parcialmente nublado, ainda segundo o climatologista Ruibran dos Reis.
Uma frente fria passa pelo de São Paulo a partir de sábado (20), mas tem pouco influência em Minas Gerais. Também é o caso da baixa pressão que alimenta o sistema de umidade, que se encontra no litoral da região Sul do país e deve se afastar do continente sem afetar o estado mineiro.
O forte calor e a alta umidade do ar, entre 45% e 85%, são o que formam as chuvas a partir da tarde.
As temperaturas devem variar entre 30 ºC e 32 ºC em algumas cidades, enquanto Juiz de Fora, Barbacena e São João del Rei devem marcar entre 27 ºC e 28 ºC. Já nas mínimas, a variação é entre 15 ºC e 19 ºC.
Fonte: G1