O Oratório Diário Madre Madalena Morano, em conjunto com o Hospital Ibiapaba CEBAMS, encontrou um novo modo para reutilização de garrafas plásticas. A ideia foi coletar garrafas de água mineral, que eram usadas na área administrativa do hospital, para distribuir para crianças do oratório que não possuíam garrafas próprias. Antes de chegar às crianças, as garrafas passam por uma higienização completa.
A ação, além de ser ecologicamente correta, também beneficia as crianças do Oratório, que é um projeto social da rede Salesianas que acontece desde 1994. Ele funciona no contraturno das escolas públicas de Barbacena e possui 183 alunos atualmente.
Segundo Fernanda Oliveira, mãe de um aluno do Oratório e colaboradora do hospital, a ação pode parecer simples mas tem um forte cunho ambiental e solidário. “Além da solidariedade, já que estamos beneficiando crianças e adolescentes, também estamos agindo em prol da sustentabilidade, através da reutilização de garrafas plásticas que, se tivessem sido descartadas, poluiriam o meio ambiente”, explica.
Segundo Ana Cristina de Almeida Ferreira, Coordenadora da Ação Social do Oratório, o benefício desta ação impactou positivamente na rotina dos educandos: “À medida que as garrafas chegavam, fazíamos a triagem, higienizamos e entregamos às crianças. Para os jovens que não tinham garrafas de água para utilizar nas atividades do Oratório, o benefício foi imediato”.