Durante a Operação Combate ao Crime Organizado, a Equipe GTR ALPHA ao realizar patrulha nas proximidades de um estabelecimento comercial às margens da rodovia, BR 265 KM 01, se deparou com um veículo Toyota Yaris.
Dois indivíduos estavam posicionados próximo aos veículos em atitude suspeita. Logo foi procedida abordagem, e os envolvidos se identificaram como policiais civis do Estado do RJ. Os suspeitos afirmaram que estavam realizando a escolta de uma carreta, apresentando versões controvérsias. Foi acionado então reforço policial.
Foi realizada busca pessoal sendo encontrado na cintura de um dos envolvidos um revólver calibre. 38 numeração raspada carregado com 06 munições. No interior do veículo TOYOTA foram localizados 04 simulacros de pistolas armas automáticas, 01 cinturão baleeiro contendo 08 munições do mesmo calibre. 38 e ainda 01 capa de colete da Polícia Civil do RJ.
As identidades funcionais apresentadas tinham indícios de serem falsas e foram apreendidas. Foi constatado que os envolvidos foram excluídos no ano de 2006 da instituição e respondem por diversos processos como Porte Ilegal de Arma, receptação, falsidade ideológica e uso de documentos falsos
Em verificação aos veículos que escoltavam foi apresentada a documentação alusiva aos veículos. Contudo, tratava-se também de documento com indícios de adulteração e falsidade.
No interior do veículo havia um enorme lote de eletrodomésticos e eletrônicos, os quais possuíam notas fiscais. Foi acionada a perícia técnica da Polícia Civil que devido ao grande número de objetos resolveu lacrar a carga para posterior conferência.
Foram presos três autores pelos crimes de porte ilegal de arma com numeração raspada, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Todos os autores foram encaminhados à Depol em Barbacena.
Materiais Apreendidos: 01 revólver 38 raspado, 14 munições calibre 38, 01 cinturão baleeira 04 simulacros de pistolas, 04 coldres, 01 faca estilo militar, 01 capa de colete Polícia Civil 03 aparelhos celulares, 02 carteiras funcionais falsas, 01 CRLV falsificado, 03 veículos e R$ 683,00 em espécie.