Operação Big Bang da PM tem saldo positivo

A 13ª Região da Polícia Militar (RPM) realizou na segunda-feira, dia 05, a operação Big Bang em todos os 61 municípios sob sua responsabilidade. A ação teve início após a solenidade de passagem de comando quando o Cel PM Robson Garrido de Paiva Silva assumiu a Unidade.

O objetivo da operação foi prevenir e reprimir de forma qualificada aos crimes violentos com cumprimentos de mandado de busca e apreensão; operações em zonas quentes de criminalidade; blitzen; operações de visibilidade em áreas comerciais, entre outros.

Foram realizadas 170 operações; 55 blitzen; 9 mandados de busca e apreensão cumpridos; 8 presos e 2 menores, apreendidos; 4 armas de fogo apreendidas. Também foram apreendidas 219 pedras de crack, 146 dolas de cocaína e 24 buchas de maconha. Durante a operação, também aconteceram 41 visitas a estabelecimentos comerciais e 17 atendimentos da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.

O termo Big Bang significa grande explosão. Essa hipótese afirma que o universo se originou a partir da explosão de uma única partícula, também conhecida como átomo primordial, provocando um cataclismo cósmico há cerca de 13,8 bilhões de anos. A partir daí, os átomos foram se formando e se condensaram, começando a formar as estrelas, planetas, satélites e outros. Afirma-se ainda que o universo permanece em contínua expansão.

O nome foi escolhido para a operação por ocasião da passagem de comando da 13ª RPM, representando um marco, a origem de um novo comando focado na realização de operações com maior emprego de policiais nas ruas visando a redução e a proteção de todas as comunidades que integram a 13ª RPM.