O aumento anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, que prevê o valor de R$ 14,20/100 kWh na nova bandeira de escassez hídrica já está pesando no bolso de todos os brasileiros. Confira o que alguns barbacenenses estão fazendo para minimizar esses impactos do preço da luz.
“Aqui em casa já estamos todos economizando ao máximo. A geladeira só é aberta se for necessário, o chuveiro sempre no verão e as tomadas estão sempre desligadas. Essa é a única maneira de conseguir pagar a conta de luz.” Maria Evangelista – Nove de Março.
“A conta de luz está ficando absurda. A gente tá apagando todas as luzes que pode, estamos economizando no banho e tentando usar o máximo de água fria.” – Vicente – Faria.
Mas, qual a forma mais eficaz de economizar luz? O eletricista Carlos Eduardo Martins, separou algumas dicas. “Fique de olho nos aparelhos que são vilões da energia: ar condicionado, torneira elétrica, carregadores ligados a tomada atoa, geladeira, chuveiro elétrico e aparelhos no modo de espera”.
Carlos orienta ainda que, sempre que sair de um ambiente, o ideal é apagar a luz. Além disso, é interessante evitar abrir a geladeira sem necessidade. “Aproveite a luz natural do dia, nunca coloque o celular para carregar e vá dormir, opte por manter o carregador na tomada apenas quando for de fato utilizá-lo. Não seque roupas atrás de geladeira e se possível, realize a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou LED”.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 Fm