O Complexo Hospitalar de Barbacena, da rede da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), inaugurou na tarde de ontem (20) o seu novo tomógrafo. Esse aparelho, que custou mais de R$ 1,2 milhão, vai beneficiar mais de 800 mil pessoas dos 51 municípios da macrorregião sul.
A expectativa é que sejam realizados mais de 700 exames de tomografias e angiotomografias por mês com o novo aparelho. Trata-se de um equipamento de tomografia com 16 canais e recursos modernos que assegura imagens com maior qualidade e menor radiação para o paciente.
“É uma grata notícia o início do funcionamento do tomógrafo do Hospital Regional de Barbacena. Com um tomógrafo de ponta, que vai poder realizar diagnósticos com muita velocidade, não poderíamos deixar de parabenizar o Governo do Estado, o Hospital da FHEMIG e nosso Deputado Estadual Doorgal de Andrada”, disse o vereador Flávio Maluf
O Diretor Geral do Complexo FHEMIG Barbacena, Claudinei Emidio Campos, ressalta a importância da aquisição. “É um aparelho que traz maior celeridade no diagnóstico dos pacientes e melhor comodidade para nossa equipe médica fechar o diagnóstico. Nosso principal objetivo é atender a população com melhor qualidade de saúde pública com segurança”, conta.
O promotor da saúde da comarca de Barbacena, Luiz Paulo Nogueira, elogiou os gestores envolvidos na compra do aparelho e lembrou que essa também era uma cobrança do Ministério Público. “Eles perceberam que era realmente uma necessidade e conseguiram fazer essa importantíssima aquisição da região que atende a mais de 800 mil habitantes”
A nova aparelhagem auxilia na agilidade do processo diagnóstico e, assim, pode salvar vidas, como explica Renata Leles Dias, presidente da FHEMIG. “Ter um aparelho de tomógrafo com tamanha tecnologia é essencial para que, quando o paciente chegue na nossa urgência, trazido pelo Samu, a gente possa fazer esse tipo de diagnóstico e uma intervenção rápida. Com isso, a gente tem uma possibilidade muito maior de ter um desfecho clínico positivo”, conclui.