O pão de queijo faz muito sucesso no Brasil. Embora o salgado tenha alma mineira, ele ganhou adeptos em outras regiões brasileiras. Por isso, tem um dia especial para este quitute: o dia 17 de agosto – Dia Nacional do Pão de Queijo.
Há várias versões sobre a origem do salgado, mas é inegável que o pão de queijo é mesmo de Minas. Ao longo dos anos, passou por várias adaptações e diversos formatos de receitas.
O pão de queijo surgiu como uma nova ideia, no século XVIII, no ápice do Ciclo do Ouro. Na época, a farinha de trigo que vinha de Portugal chegava em MG com baixa qualidade. Por isso, uma das mulheres africanas escravizadas nas fazendas do interior resolveu substituir a farinha de trigo por polvilho, base da culinária indígena.
Confira duas receitas para comemorar o dia 17 de agosto:
Pão de queijo tradicional
Ingredientes:
– Um copo (requeijão) de leite
– 1/2 copo de água
– 1/2 copo de óleo
– Uma colher (sobremesa) de sal
– 1/2 kg de polvilho doce
– Três ovos
– 100 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Ferver junto o leite, a água, o óleo e o sal. Em uma vasilha, colocar o polvilho doce e misturar os ingredientes fervidos. Coloque os ovos (já desmanchados) e por último o queijo ralado. A textura da massa não gruda na mão. Fazer as bolinhas com a massa quase fria e colocar em forma untada para assar.
Pão de queijo de caneca
Ingredientes:
– Um ovo;
– 40 ml de leite;
– Duas colheres de óleo;
– Quatro colheres de polvilho;
– Uma pitada de fermento em pó;
– Três colheres de queijo ralado;
– 1 pitada de sal.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em uma tigela. Logo em seguida, coloque em uma caneca grande ou duas pequenas. Por fim, leve ao micro-ondas por um minuto e veja se está bom, coloque de 30 em 30 segundos até que fique pronto. O tempo total varia de acordo com a potência de cada micro-ondas.
Fonte: UOL, Confeiteira de Sucesso e Tudo Gostoso