Natal: cuidados na hora das compras por causa da Covid-19

Com a chegada do final do ano, a expectativa é de aumento na movimentação de consumidores nos centros comerciais das cidades. Devido ao aumento do número de casos de coronavírus em Barbacena, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebastião Vilela, afirma ser necessário ter cuidados redobrados no momento de compras. “Quanto ao período de Natal, orientamos que a população não deixe as compras para a última hora. Além disso, o distanciamento social e o uso de máscaras devem ser respeitados. É evidente que a pandemia ainda não acabou, então é importante que cada um faça sua parte, só assim festejaremos o período natalino com segurança.”, alertou.

Além disso, ele explicou que a CDL está trabalhando com muita responsabilidade na orientação também aos lojistas. “Estamos orientando que os lojistas obedeçam rigorosamente os protocolos sanitários, até para que se evite aglomerações em seus estabelecimentos comerciais. Nosso maior objetivo é a manutenção do comércio nesse momento.”, declarou.

Outras orientações também são importantes, como o uso do álcool em gel. Por isso, tenha sempre um com você. Alguns comércios não estão permitindo experimentar roupas e sapatos. Para aqueles que estiverem, vale perguntar aos funcionários se estão passando spray desinfetante nas roupas. Além disso, é importante evitar ir às compras em horários como pós-trabalho ou final de semana, já que as aglomerações são maiores. Evite também fazer compras em grupo. Por último, dê preferência ao cartão ao invés de dinheiro em espécie na hora do pagamento, já que dessa forma, há possibilidade de pagamento sem contato, por aproximação ou carteira digital.

Em Barbacena, as lojas iniciam o horário de natal a partir de amanhã, dia 08, com funcionamento de 9h às 18h. Na próxima semana, do dia 14 ao dia 18, o comércio funcionará das 9h às 20h. No sábado, 19, será de 9h às 17h e no domingo, 20, de 13h às 19h. Nos dias que antecedem o Natal (21 à 23), o comércio ficará aberto de 9h às 21h e na véspera, 24, das 9h às 18h.