Além das precariedades das ruas, um outro problema está atormentando os moradores da rua Alto Rio Doce, no bairro Nova Cidade em Barbacena. A dona de casa, Amanda, conta que a água parada no bairro pode ser criadouro do mosquito da dengue e ainda relata a falta de coleta de lixo. Segundo ela, por falta de coleta, o lixo está sendo jogado dentro das casas abandonadas naquele bairro.
Amanda contou também que antigamente garis iam recolher o lixo da rua e da rua Bia Fortes. Porém, não vão mais, e isso afetou muito o local. “Os predinhos estão sendo tipo o lixão, porque não passa caminhão de lixo e nós pagamos as taxas. E nós não temos como colocar o lixo lá em cima. Então, ele é colocado dentro de uma casa abandonada, dentro dos prédios também”. Amanda explicou que, quando chove, a água da chuva fica parada em um ponto, chegando até a ficar verde, o que pode atrair doenças.
A moradora finaliza fazendo um apelo para pelo menos um gari ir para a rua Alto Rio Doce. “Nós pagamos contas e taxas como todo mundo, e a gente aqui fica sem limpeza. Eu tenho três filhas e uma delas é especial. Imagina se algum bicho morde as minhas filhas. Então peço muito para darem uma olhada na gente aqui”.